sábado, 21 de novembro de 2009


Perspectiva aterrorizante

C
aríssimos leitores, boa tarde.
Se o tema referente aos riscos para o Planeta advindos da depredação do meio ambiente não é explorado como e quanto deveria pelos escritores mundo afora, o mesmo não se pode dizer sobre o perigo nuclear. Há uma profusão de ótimos livros a respeito, tanto de ficção quanto de não-ficção e, portanto, quem não está bem informado a propósito não pode culpar a falta de informações mas a própria ausência de vontade de se informar. Não mencionarei nenhum, especificamente, porque isso se tornaria até redundante.
Em 16 de julho de 1945, às 5 horas, 29 minutos e 45 segundos da manhã, uma bola de fogo gigantesca iluminou os céus de Trinity, localidade desértica do Novo México, erguendo para o espaço um cogumelo de milhares de metros de altura. Os seres humanos, naquele instante fatídico, acabavam de abrir autêntica “Caixa de Pandora”, aquele recipiente que na mitologia antiga guardava, em seu interior, todos os bens e todos os males da Terra. Só que neste caso, havia, somente, malefícios. Em 16 de julho de 1945 era testada, com sucesso, a primeira bomba atômica.
De então a esta parte, muita água rolou por baixo da ponte. Duas cidades foram destruídas em segundos com o uso dessas armas, na maior carnificina já registrada na história contra populações civis. O mundo já esteve “n” vezes na iminência da destruição total, sendo a mais conhecida a do caso dos mísseis soviéticos em Cuba. Há quem jure que naquela oportunidade escapamos da destruição total por míseros dois minutos de reflexão dos presidentes John Kennedy e Nikita Kruschev. A maioria das pessoas, todavia, sequer se deu conta disso.
E hoje, as coisas estão melhores? Absolutamente não! Estão muitíssimo piores e a imprensa silencia a respeito. Por que? Mistério. A possibilidade de uma bomba atômica cair em mãos de grupos terroristas, por exemplo, que não faz muito era considerada remota e até mesmo impossível, hoje em dia é cada vez mais provável. E a causa disso é muito simples. É a proliferação de armamentos nucleares, ou da tecnologia apropriada para a sua fabricação, em países instáveis, localizados no explosivo e problemático Terceiro Mundo.
Quando existia a União Soviética, embora as tensões ideológicas fossem ameaças permanentes à sobrevivência humana, pelo menos era possível de se saber em que mãos estavam as milhares de ogivas, de ambos os lados. Com o fim do império comunista, não se tem mais certeza de nada. Quem herdou o arsenal nuclear da antiga superpotência euro-asiática? Foi a Rússia? As armas foram divididas em outras Repúblicas, onde estavam baseadas? Em caso afirmativo, o responsável (ou responsáveis) por sua guarda merece (ou merecem) confiança?
A verdade é que o que restou da URSS virou, hoje em dia, autêntico “supermercado” de armas nucleares. Quem chegar a uma dessas Repúblicas com dinheiro vivo na mão, leva. E não pensem que terroristas que eventualmente adquirirem esses artefatos não os utilizarão.
Vocês acham, por exemplo, que pessoas do tipo das que amarram bombas ao próprio corpo para praticarem atentados terroristas relutariam em explodir uma arma nuclear? Claro que não! Tipos como os que seqüestram aviões repletos de passageiros e os lançam contra prédios da cidade mais populosa do mundo pensariam duas vezes para explodir o mundo? Não, não e não.
Portanto, a despeito do silêncio omisso e comprometedor da imprensa a esse propósito, os riscos de ataques nucleares, mesmo que limitados, hoje em dia, são muitíssimos maiores do que no período que ficou conhecido como o de “guerra fria”.
Ademais, mesmo a energia nuclear utilizada para fins pacíficos, tida e havida como inesgotável manancial de progresso e de poder para quem a detém, para a geração de eletricidade, apresenta uma série de problemas de difícil solução, o que parece estar sendo desprezado, em vez de resolvido.
O da destinação dos dejetos não é, entre eles, o de menores proporções. Os diversos países que utilizam, intensivamente, essa fonte energética, como os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, a França, a Alemanha, a China e a Rússia, entre outros, não sabem o que fazer com esse lixo tão peculiar.
A maioria costuma guardar os resíduos em minas de sal abandonadas. Há quem os coloque em cavernas, que são, posteriormente, hermeticamente lacradas para impedir a radiação. Alguns, ainda, colocam o plutônio, o cobalto, o amerício e sabe-se mais o quê, resultante das diversas reações nucleares, em tambores de chumbo, vedados com grossas camadas de concreto, que são jogados no fundo dos oceanos.
A grande dificuldade apresentada por esses dejetos, todavia, é o período de sua atividade e, portanto, periculosidade. Alguns têm sobrevida ativa de 500 anos, ou seja, meio milênio. E à medida que os reatores atômicos para a geração de eletricidade aumentam no mundo (na França, a energia gerada por usinas desse tipo já representa 63% do total), mais lixo é produzido. E maior fica sendo o problema do que fazer com ele.
A eliminação, pura e simples, como se faz com outros produtos inúteis, é impossível. Ademais, o número de minas de sal abandonadas, ou de cavernas subterrâneas inacessíveis, não é tão grande a ponto de poder comportar uma acumulação indefinida dos resíduos.
Eis, portanto, a verdadeira “Caixa de Pandora”, aberta pelos homens na primeira metade do século passado, que tem causado mais problemas do que vantagens para a humanidade (além daqueles fartamente conhecidos, representados pelas armas nucleares).
É necessário, pois, que se dê atenção aos escritores, que se debruçam com afinco e assiduidade sobre este tema que, por mais que seja explorado, sempre apresenta novos ângulos a explorar, já que a imprensa faz de conta que o perigo sequer existe, quanto mais que é iminente, como de fato é.

Boa leitura.

O Editor.

2 comentários:

  1. No dia em que Kennedy foi assassinado, no momento da notícia, eu estava sentada no chão lendo uma revista. Eu tinha acabado de fazer oito anos e sabia dessa iminência de fim de mundo. Imediatamente eu só pensei na concretização dessa possibilidade. Não costumo pensar muito nisso. É um recurso de pensamento mágico que uso para não sofrer; porém, há poucos dias mencionei em aula a quantidade de lixo nuclear que foi gerado por ocasião da bomba de césio em Goiânia. Onde estará esse lixo, e em que condições raioativas esses rejeitos deverão estar?

    ResponderExcluir