quarta-feira, 25 de novembro de 2009




Gaiolas

* Por Sayonara Lino

Um pássaro está em um local impróprio, hostil à sua sobrevivência. Ninguém sabe ao certo por onde entrou e tentam, em vão, abrir caminhos para que ele perceba que pode e deve sair em busca de liberdade.

Desnorteado, batendo no teto, com receio de prosseguir e alçar vôo, sofre. Sofremos nós ao nos sentirmos impotentes para ajudá-lo. Ele não entende, não há diálogo possível.

Entre nós, humanos, que contamos com a fantástica ferramenta do pensamento, muitas vezes nos parecemos com o pássaro desgovernado. Dominados pelo receio, nos tornamos reféns de nós mesmos. Ficamos sem saída, ou pensamos estar em tal condição.

Ainda ouço o passarinho em sua agonia. Não posso libertá-lo do cativeiro desnecessário. Quantas vezes tentei seguir meu caminho e fiquei encurralada, ávida por bater asas e ir para outros lugares...

Quanto a seu destino, não estou certa. Apenas espero não entrar em gaiolas, mesmo que não sejam palpáveis, ainda que pareçam seguras.

* Jornalista, com especialização em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora e atualmente finaliza nova especialização em Televisão, Cinema e Mídias Digitais, pela mesma instituição. Colunista do portal www.ubaweb.com/revista.

4 comentários:

  1. A princípio me debatia sem saber o motivo...apenas me debatia.
    Hoje eu sei, saber expressar sentimentos, dores, alegrias através das palavras é coisa pra poucos...por isso me debato.
    Minha esperança? De que um dia talvez me entendam...
    beijos Sayonara

    ResponderExcluir
  2. Olá, Nubia! Espero que persista, faço votos que um belo dia seja compreendida! Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Os nossos pensamentos já nos engaiolam o suficiente. Algumas vezes eles nos prendem de tal forma que chegam a nos sufocar. Domar o pensamento é tarefa das mais difíceis.

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente, Mara! Um sufoco! Abraço!

    ResponderExcluir