quarta-feira, 25 de novembro de 2009


Banquete de idéias

Caríssimo leitor, boa tarde.
Seja bem-vindo ao nosso ininterrupto banquete de idéias. Sem nenhum exibicionismo, é assim que classifico o nosso Literário. Nossa principal característica, além da continuidade e assiduidade, é a variedade. Não somos, como muitos espaços semelhantes da internet, um monótono “samba de uma nota só”.
Antes de iniciar este nosso descompromissado papo diário, estive revendo os textos publicados apenas nestes últimos três dias. Todos, cada qual no seu estilo, apresentam aspectos diferentes do cotidiano.
Alguns, recorrem à poesia, para expressar como se sentem face ao o que os cerca. Outros, valem-se da ficção para retratar comportamentos e sentimentos que, se não são comuns a todas as pessoas, o são da maioria. E o restante, apela para este gênero tão nosso, uma espécie de ponte entre literatura e jornalismo, para perpetuar, através do texto, ocorrências e circunstâncias aparentemente triviais.
Não importando a forma utilizada, a totalidade dos textos é de excelente qualidade. Aliás, como editor, tenho duas obsessões na minha atividade. A primeira, é minha guerra permanente e sem trégua contra o erro. Embora, às vezes, ele seja inevitável (afinal, errar é humano), faço o possível e o impossível para evitá-lo. E quando algum escapa... fico mortificado. Meu dia fica totalmente arruinado.
A segunda obsessão tem, de alguma forma, ligação com a primeira. É meu empenho pela qualidade dos textos que seleciono e edito. E não me refiro, óbvio, exclusivamente ao seu aspecto formal (embora este conte bastante), mas, sobretudo, ao conteúdo. Àquilo que o autor pretendeu expressar (e expressa). Aos recursos de que se valeu para se fazer entendido e passar seu recado.
E, em ambos aspectos, creio que venho sendo bastante feliz nesta empreitada. Para fazer justiça a todos os escritores que fazem do Literário um espaço único no gênero, analise o que publicamos apenass nos últimos sete dias.
Certamente, constatará que aprendeu muito sobre comportamento, circunstâncias, sentimentos e, em suma, sobre a vida, e sem fazer nenhum esforço. Não por acaso, até a quantidade de comentários cresceu nesta semana, embora esteja, ainda, infinitamente distante do sequer razoável, quanto mais do desejável.
Com o auxílio do Google, fiz uma pesquisa sobre os vários espaços existentes na internet voltados para a Literatura. A quantidade, felizmente, é gigantesca. Vários deles, inclusive, têm o mesmíssimo nome do nosso. Muitos, porém, têm quantidade de “seguidores” que nos deixa bastante para trás.
Todavia, nenhum deles, entre os dezenas de milhares existentes, conta com as mesmas características que temos: ou seja, com a nossa periodicidade (rigorosamente diária), assiduidade dos colunistas e colaboradores e, perdoem-me a falta de modéstia, qualidade.
Claro que, no caso desta semana, os méritos são todos da Aliene, Daniel, Murta, Celamar, Fernando, Evelyne, Laís, Talis, Risomar, Mara, Seu Pedro, Marco Albertim, Marcos Alves, Sayonara e Suzana. São deles as “iguarias” servidas na mesa deste contínuo e ininterrupto banquete de idéias. Convenhamos, mereceríamos mais do que os 70 seguidores atuais, aos quais valorizo muitíssimo, por sua fidelidade e paciência.
Colocamos, há uns três meses, como meta (aleatoriamente) chegarmos a uma centena deles, até 31 de dezembro próximo. Pelo andar da carruagem, porém, não chegaremos a essa cifra.
Empacamos, teimosamente, nos 70. Mas o nosso espaço, pelos motivos expostos acima, merece platéia muitíssimo mais ampla. É verdade que as deficiências visíveis, sensíveis e palpáveis na educação no País impedem que tenhamos um número de amantes de literatura como gostaríamos que houvesse.
Mas chegaremos lá um dia, estou seguro disso. Por enquanto, só posso agradecer por sua nobre companhia, querido leitor, e desejar-lhe “bom apetite” neste banquete de idéias que lhe proporcionamos. Sirva-se à vontade.

Boa leitura.

O Editor.

3 comentários:

  1. muito obrigado por ter aberto as portas do blog aos meus textos de temática "ligeiramente duvidosa"
    assim como você eu costumava sofrer muito com a falta de comentários, mas com o tempo a gente vai acostumando com a indiferença dos internautas
    afinal é bem melhor não ouvir nada que ouvir um monte de besteiras. a propósito vc tem o costume de visitar meu blog? bem que eu queria ler o que você tem a dizer sobre minhas ideias
    abraço, companheiro!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde caríssimo editor.


    Quando encontrei o seu espaço e lhe enviei meu poema,não tinha a intenção de vê-lo aqui...por quê? Sei lá...timidez talvez.
    Hoje, arrumo sempre um pedacinho de tempo só para poder ler e acompanhar de perto essa variedade de textos e poesias.
    Obrigado pelo espaço.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. O Literário é um espaço diversificado em todos os aspectos, e é democrático. Há espaço para todos. Vamos trazer mais gente.

    ResponderExcluir