quarta-feira, 30 de setembro de 2009




"Deixa que digam, que pensem, que falem... "

* Por Sayonara Lino

Sempre que escuto um falatório a respeito de alguém, ou se ouço que proferiram impropérios a respeito dessa figura que vos escreve, hum... tenho vontade de sair cantarolando e dançando junto com o Jair Rodrigues, no meio da rua e dizer em alto e bom som para tais criaturas cuidarem de suas pequenezas, de suas mazelas, de suas frustrações reprimidas, de suas existências desperdiçadas. " Deixa que digam, que pensem, que falem..."

Difícil jamais comentar a respeito de alguém, para bem ou mal. Faz parte do show, mas tudo tem limite. Uma fofoquinha sem consequências desastrosas, vá lá, a gente passa a borracha. O que não dá mesmo é para engolir o sapo e suportas mentiras, trairagens, aqueles invejosos que precisam diminuir os outros para se sentirem um pouquinho superiores, nem que seja por um milésimo de segundo.

É o complexo de inferioridade fantasiado de bom moço. A capa compensatória do ego, é a vaidade ferida. Está na cara que esse tipo de pessoa deveria, no mínimo, procurar a ajuda de um exímio psicanalista.

Comece a observar o que dizem os que estão ao seu redor. Afinal, pode crer, sempre que falamos a respeito de terceiros, nos denunciamos e abrimos muito mais do que supomos a respeito de nós. Língua ferina indica ranço, boas palavras, quando sinceras, costumam indicar o bom caráter de quem as articula.

* Jornalista, com especialização em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora e atualmente finaliza nova especialização em Televisão, Cinema e Mídias Digitais, pela mesma instituição. Diretora de Jornalismo e redatora da Revista Mista, que é distribuída em Governador Valadares, Ipatinga e Juiz de Fora, MG e colunista do portal www.ubaweb.com/revista.

2 comentários:

  1. O limbo da indiferença dizem ser pior, mas, geralmente não estamos preparados que receber uma crítica no sentido geral da palavra. "Você não é boa por isso ou por aquilo". "Você não agiu bem; deveria ter feito assim e assado". Quem aguenta tais comentários friamente? Ainda não conheci.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Mara. Aceitar as críticas negativas com naturalidade é difícil, é preciso ter jogo de cintura! Abraço!

    ResponderExcluir