terça-feira, 30 de junho de 2009


Etapa vencida

Com a edição de hoje, o Literário completa seu terceiro mês no novo espaço, o que significa outra etapa vencida na dura batalha por sua consolidação. As dúvidas que ainda, eventualmente, poderiam restar, sobre nossa sobrevivência, creio que se dissiparam. Estamos firmes e fortes, rumo ao nosso quarto aniversário de existência, que vai ocorrer em março de 2010.
Os participantes desse empreendimento têm muito a comemorar. Todas as manifestações que temos recebido sobre a qualidade da nossa revista eletrônica são positivas. A única ressalva que todos fazem (e que temos cobrado e reiterado dos leitores), refere-se à interatividade. O nível de participação continua baixíssimo, embora não menor (posto que também não maior) do que ocorria em nossa “casa” anterior.
Creio que essa ampla participação virá ao seu devido tempo. Mas nosso novo formato só traz vantagens, tanto aos colunistas e colaboradores, quanto aos leitores. No espaço anterior, por exemplo, os textos eram postados na página, via de regra, após as 16 horas, não raro por volta das 18, o que restringia o acesso a eles e a conseqüente leitura. Ademais, não havia edições aos sábados, domingos e feriados. Aqui, o Literário tem a renovação do conteúdo todos os 365 dias do ano, a partir das 10 horas, ou, o mais tardar, até o meio-dia. Somente o editorial é postado 40 minutos mais tarde.
Outra vantagem, é o tratamento igual a todos os que escrevem. Pelo fato de todos os textos serem postados numa única página, não importa mais se eles aparecem em primeiro ou quinto lugar. Todos permanecem visíveis o tempo todo. Não há, pois, como o leitor passar batido dos que foram postados primeiro, como acontecia no espaço anterior, o que gerava protestos (no caso, justificados) dos colunistas e colaboradores.
Está em vigor, desde que nos mudamos para a nova casa, uma “nova regra’, que os participantes ainda não se deram conta: é o fato de não haver regra alguma. Todos têm o direito de interferir nas edições (desde que essa interferência seja para melhor, claro). Por exemplo, o colunista que achar que um único dia de publicação de sua coluna é pouco, pode reivindicar um segundo e será imediatamente atendido. Desde que abasteça o Editor com o respectivo texto, é claro.
Como se vê, o Literário é democrático, criativo e com conteúdo. Ademais, ao contrário do que ocorria no espaço anterior, o visual, convenhamos, é muito melhor, com a possibilidade que o Blogspot confere de ilustração dos textos, o que facilita, inclusive, a compreensão do que é publicado. Não é segredo para ninguém que uma simples imagem vale por mil palavras ou mais. Claro que buscaremos sempre melhorar nosso trabalho, para prendê-lo, definitivamente, a nós, caro leitor, cativando-o e tornando-o nosso cúmplice. Chegaremos lá!!!!

Boa leitura.

O Editor.

Um comentário:

  1. O otimismo é uma caracterítica marcante do editor, que acaba contaminado a todos. Que não surja nenhuma vacina.

    ResponderExcluir