segunda-feira, 18 de maio de 2009




Evanescente

* Por Daniel Santos

A tal mulher, digamos que fosse uma mulher, recebia num velho sobrado entre a antiga rodoviária e o gasômetro. E nunca recusava freguês: precisasse recobrar a chama do desejo, desinibir-se, era só procurá-la.

Nem cobrava! Não em dinheiro. Mas pedia “presentinhos” com voz de caixinha de música, os lábios num gracioso bico à francesa em contraste com o corpanzil esparramado pela cama de dois por dois metros!

Sim, enorme, se bem a disfarçassem a penumbra e a fumaça de ramos de louro que ardiam sob o leito e que ela inalava para invocar arcaicos poderes. Então, chamava. E vinham seis, oito de uma só vez!

Deixavam-se sugar pelas ventosas da hetaira que, dizem, envolvia ainda com vários pares de braços e lábios sumarentos, enquanto a aspereza de sua pele transmitia aos incapazes inédita eletricidade. Era a cura!

Saíam dali felizes para suas mulheres. E assim por várias gerações. Depois, com o metrô, derrubaram toda aquela área, e não se falou mais nela. Esfumou-se com os vapores de uma história ainda hoje inverossímil.

* Jornalista carioca. Trabalhou como repórter e redator nas sucursais de "O Estado de São Paulo" e da "Folha de São Paulo", no Rio de Janeiro, além de "O Globo". Publicou "A filha imperfeita" (poesia, 1995, Editora Arte de Ler) e "Pássaros da mesma gaiola" (contos, 2002, Editora Bruxedo). Com o romance "Ma negresse", ganhou da Biblioteca Nacional uma bolsa para obras em fase de conclusão, em 2001.

9 comentários:

  1. Lembrou-me Charlotte von Mahlsdorf...assisti no último fim de semana a peça sobre a travesti alemã, com Edwin Luisi. recomendo pela história e interpretação do ator. Parabéns a vc. tbem!

    ResponderExcluir
  2. Uma boa história num misto de realidade e mitologia faz do sexo um assunto ainda mais importante do que é. Um pouco de mistério, cheiros, incensos e figura grotesca de tão estranhos só podem dar uma história de arrepiar.

    ResponderExcluir
  3. As mulheres e suas magias. Capazes de encantar aos homens com suas " poçãos mágicas".
    Assim é seu conto, Daniel : Mágico !

    Interessante....4 contos falando de " Mulheres" . Coincidência ?

    ResponderExcluir
  4. Coincidência nada, Celamar! Dizem por aí que eu sou "pegador" mas, na verdade, o cara que mais entende de mulher aqui no Literário é o Daniel. Ele é um perfeito decifrador da alma feminina. Esse garoto vai longe...! (rs)

    ResponderExcluir
  5. Flagrante de antigo e glorioso lupanar, ou não. Deusa mitológica do sexo, ou não. Delírio, alegoria, realidade, ou não. Daniel nos deixa sempre nesse maravilhoso limbo, que assim é se nos parece. E aí reside o encanto de sua literatura. Parabéns, amigo.

    ResponderExcluir
  6. Aliene, tivemos idéias semelhantes, mas eu me inspirei numa personagem de Fellini do filme "Satyricon" - Mara, a mitologia do sexo torna-o ainda mais interessante, sim - Cel, as mulheres são o assunto do momento, e não só na boca dos homens - Fábio, não me comprometa, sou donzel pudico, educado em colégio de freiras - Marcelo, vc delira mais que eu; pelo menos, quando fala dos meus textos. Obrigado a vc e aos demais por tanta atenção.

    ResponderExcluir
  7. A inspiração em Fellini, no corpanzil da mulher ou mais, rendeu um belo texto com sua marca, Daniel! Parabéns e abraços.

    ResponderExcluir
  8. Daniel

    Adoro esses textos em que os homens se revelam. Continua nesta linha...Adorei seu texto.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado, Eve. Grato, Risomar. Mas não poderei continuar nessa linha, pq os textos de 2009 foram entregues de uma só fornada ao Pedro no final de 2008. Ou seja, o que publicar até o final deste ano já está decidido, da mesma forma que preparo agora os textos de 2010.

    ResponderExcluir