terça-feira, 19 de maio de 2009




Aprendendo a viver

* por Evelyne Furtado


Os pensamentos não param, enquanto finjo não ver o tempo passar. Há quase um empate entre a velocidade da mente e a do relógio.
Os dias encolhem e os sonhos concorrem por um lugar na noite. Acordo com um sonho interrompido na ponta da língua ou na varanda da alma.
As palavras brigam dentro de mim, enquanto tento mantê-las em harmonia aqui fora. Daí o enjôo. O embrulho no estômago é o desconforto de um espírito inquieto que busca a sabedoria na paz.
É fácil ceder ao impulso. Difícil é enfrentar as consequências do não pensar antes de agir. Mais difícil ainda é aprender a viver.
Não vale se fechar no castelo. Rapunzel, a mocinha de tranças do conto de fadas, não sobreviveria no século XXI. Ninguém mais usa tranças e os príncipes são espécie em extinção.
Claro que notei uma resquício de ingenuidade na última frase. Batalha quase perdida matar o romantismo em mim.
Deixem-me crer que ainda há cabeças coroadas e bons corações, mesmo que eles não sejam meus pares na dança da vida, fico bem por saber que existem e que farão alguém feliz.
Os ponteiros continuam a competir com meus pensamentos. Inspiro, prendo o ar e expiro devagar. Assim aprendi a controlar a ansiedade.
Preciso aprender mais. Não quero parar nunca o aprendizado, mas tenho que vivenciar uma lição por vez. Agora estou tentando liberar palavras.

* Cronista e poetisa em Natal/RN

10 comentários:

  1. Está tentando liberar palavras e está conseguindo, maravilhosamente. Belo, minha amiga.

    ResponderExcluir
  2. Evelyne, me identifico muito com seus textos! Muito, muito bons! Parabéns! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Você já sabe tanto e, ainda assim, continua querendo aprender. Faz bem. A humildade se afeiçoa ao conhecimento, sem desdenhá-lo, sem lhe impor prazos, sem afligi-lo. O mesmo quanto à respiração: quanto maior a tolerância, maior o fôlego. Isso é coisa de quem vai longe. Pois, vá embrulhando o farnel para comer na viagem, fica bem depois daquela curva ali. Devagar e sempre. Devagar e sempre, cara Eve. Parabéns pela linda crônica que exala feminilidade.

    ResponderExcluir
  4. Errata: Pois, vá embrulhando o farnel para comer na viagem, que o infinito fica bem depois daquela curva ali.

    ResponderExcluir
  5. Belo texto, Evelyne !
    O aprendizado é diário.
    Como dizia Érico Veríssimo : " A vida começa todos os dias...."

    ResponderExcluir
  6. "mesmo que eles não sejam meus pares na dança da vida, fico bem por saber que existem e que farão alguém feliz." Maravilhoso altruismo: entrega o príncipe para a outra, ou alguém mais que não você.Os príncipes existem sim, e podem nos fazer muito felizes. Pena que não é para sempre. Mesmo assim, não necessariamente virarão sapos.
    "um sonho interrompido na ponta da língua ou na varanda da alma." Outra frase memorável. Adorei!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Marcelo, Sayonara, Daniel, Celamar e Mara! Vocês valorizam minhas palavras. Beijos e boa noite, amigos.

    ResponderExcluir
  8. Aprendendo a amar. 20 beijos, Evelyne.

    ResponderExcluir
  9. No final tudo acaba bem, e se ainda não está bem, é porque não é o final...Belo texto!
    Beijos

    ResponderExcluir