domingo, 19 de abril de 2009


Personagem central

Algumas pessoas manifestaram estranheza pelo fato do Literário vir publicando, há já um bom tempo, notadamente aos domingos, seções que não sejam produções de seus ilustres e talentosos colunistas: “Estante”, “Por aí” e “Clássicos”. Este dia da semana, todavia, foi reservado para o personagem central da Literatura, a sua materialização, sua concretização, sua consubstanciação em concreto. Trata-se, óbvio, do livro. Estranho, pois, seria se não se procedesse dessa maneira.
Afinal, ele é o objetivo final de todo o escritor que se preze. É o supremo desejo dos que aspiram por um lugar nessa atividade de tamanha relevância e que é, no entanto, tão frustrante para a maioria que a pratica. Ele é o que Castro Alves denominou, em seu poema “O livro e a América”, “O GERME QUE FAZ A PALMA, A CHUVA QUE FAZ O MAR”.
E o que é o Literário, no final das contas? É, sem tirar e nem pôr, um livro. Mas um livro que vem sendo escrito há já mais de três anos, diariamente. É uma produção coletiva, envolvendo vários autores. E estes já beiram a magnífica cifra dos 350, com tendência a aumentar.
A característica deste espaço, ou seja, deste livro cujas dimensões ainda é impossível de calcular, é a variedade: de temas, de gêneros, de abordagens e de estilos. E esse volume original seguirá sendo escrito por tempo indeterminado, enquanto houver quem se disponha a escrevê-lo. E, sobretudo, enquanto houver esse protagonista essencial, sem cuja existência nada disso faria o mínimo sentido: você, paciente e fiel leitor.

Boa leitura!

O Editor.

2 comentários: