segunda-feira, 20 de abril de 2009




Paixão Sangrenta

* Por Celamar Maione


Sexta-feira, sete da noite. Final de expediente. Os bares na Cinelândia estavam lotados de gente à procura de diversão.

Maria Dolores saíra do trabalho meia hora antes e parou num barzinho, com três amigas. Foram beber e jogar conversa fora. Sorriam e falavam mal do chefe, quando Eugênia arregalou os olhos , modificou a voz e gritou :
-Cuidado Maria Dolores! Atrás de você

Tarde demais. Valdomiro agarrou a ex-namorada pela cintura e meteu-lhe uma pistola na nuca.
- Quer dizer que é aqui que você vem com o seu amante?

Babava de ódio. Com a voz trêmula e respiração ofegante, Maria Dolores soltou um fio de voz, tentando acalmar Valdomiro:
- Tô aqui com minhas amigas, não tá vendo? Calma! Não faz escândalo. Vamos conversar em outro lugar.
- Cala a boca piranha! Vadia. Vou furar essa cara sem-vergonha!

Os clientes estavam paralisados. Alguns pensavam se tratar de cenas de um filme e comentaram:
- Parece filme policial! Não tô reconhecendo os atores!
-Devem ser coadjuvantes.
- Nada, esse filme é daquele cineasta, como é mesmo o nome Osvaldo?

Alucinado, Valdomiro apontou a arma e atirou no copo da mesa ao lado.
- Todo mundo calado! Quieto. Vou enfiar o dedo no gatilho e mato uns cinco nessa merda. Ainda tenho mais bala aqui, ó!! Mato todo mundo!

Silêncio. Clientes se entreolharam assustados. Os garçons esconderam-se atrás do balcão. As amigas de Maria Dolores começaram a chorar nervosas. Valdomiro saiu puxando a ex pelos cabelos e passando entre as mesas berrava:
- Vocês estão vendo essa carinha? Parece uma santa, né? Mas é uma puta. Me corneou com um babaca do trabalho. Agora vai morrer.

Uma senhora cardíaca começou a passar mal:
- Socorro, me deixa sair do restaurante! Tô com falta de ar!
- Cala a boca aí coroa. Se continuar falando, meto bala!
- Me abana....me abana, Agenor..

O nervosismo tomou conta da clientela. Um homem que sentara-se na última mesa perto do banheiro, pegou o celular e ligou para a polícia. Quando Valdomiro percebeu que o homem desligava o aparelho, se aproximou:
- Dá a porra do celular aqui. Anda. Passa essa merda pra cá!

Com as mãos trêmulas, o homem entregou o celular. Valdomiro mandou Maria Dolores olhar para qual número o cliente havia ligado. Ela disfarçou.
- Não tô conseguindo enxergar.
- Passa essa porra pra cá! Além de vagabunda, é cega.

Vigiava os clientes e olhava o celular. Entrou em desespero quando viu o número :
- Filho da puta, ligou pra polícia, é?! Nunca foi corneado na vida? Então agora vai morrer pra deixar de ser otário.

Gritaria e choradeira. Barulho de copos se quebrando e caindo pelo chão. Mesas virando. Valdomiro atirou. Na cabeça . Maria Dolores enlouqueceu:
- O que você quer que eu faça? Eu faço. Diz. Essa gente não tem culpa!
- Então diz que me ama. Bem alto pra todo mundo ouvir!
- Eu te amo! Agora deixa essa gente em paz! Vamos sair daqui.

Quando Valdomiro preparava-se para sair do restaurante, agarrado a Maria Dolores, a polícia chegou. Ele, então, recuou com a ex-namorada:
- Agora vai ficar todo mundo quieto aqui. Quem falar alguma coisa leva bala.

Silêncio. A polícia negociava com Valdomiro do lado de fora. A mulher da mesa dez se apresentou como psicóloga, oferecendo-se para ajudar nas negociações.
- Deixa eu sair. Você agora não tem a menor chance. Tá cheio de policial armado.
- Cala a boca; Meu negócio é com a Maria Dolores.
- Nós sabemos e queremos ajudar você. Não é Maria Dolores? – perguntou a psicóloga esperando aprovação.

Maria Dolores concordou com a cabeça. Depois de muita conversa, Valdomiro deixou a psicóloga sair para negociar a rendição. Assim que ela colocou os pés na rua, o policial escondido perto da porta, agarrou-lhe os braços:
- Como está o clima lá dentro? Quantas pessoas estão no restaurante?
- Acho que umas 30 pessoas, o bar estava começando a encher....
- O cara quer matar a mulher? São amigos? Namorados?
- Ciúme. Parece que ela traiu ele e ele quer se vingar. Uma confusão desse tipo .
- O que o malandro tá querendo pra liberar os clientes?
- Ele só quer sair de lá com ela.
- Não dá.
- Como não dá? Ele já matou um lá dentro.
- Matou?
- É, o cara que ligou para a polícia. Ele deu um tiro na cabeça do coitado.

O policial saiu gritando para os colegas:
- Aí, o malandro é perigoso! Aperta o cerco. Já tem um óbito lá dentro. Sem negociação!

Na rua a confusão era grande. Imprensa. Pipoqueiro. Curiosos. Todos se aglomeravam esperando o final. No restaurante, o clima era de tensão. Valdomiro andava de um lado para o outro gritando com Maria Dolores:
- Viu o que você me fez fazer? A culpa é sua. Piranha! Eu disse que não seria corno. Nunca!
- Eu não traí você . Juro!

Valdomiro se distraiu conversando com Maria Dolores. O cliente que estava perto da porta conseguiu fugir. Um policial armado aproveitou e entrou, apontando a arma para Valdomiro:
- Larga a moça! Anda. Assim ninguém se machuca.
- Ela é minha! Ninguém tira ela de mim. MINHA!
- Já disse pra largar. É melhor. Dá essa arma. Com calma!

Maria Dolores tremia:.
- Por favor, moço, não atira! Ele é inocente. Eu não presto! Eu traí o Valdomiro.

Nervoso, ele começou a chorar e abaixou a arma. O policial atirou no peito de Valdomiro. Ele caiu no chão ensanguentado .Ao ver o ex-namorado agonizando, Maria Dolores surtou:
- Assassino! Você matou o homem que eu amava. Assassino! Covarde!

Gritaria. Maria Dolores se jogou ao lado do corpo de Valdomiro. No meio de uma convulsão, ela pegou a arma da mão do defunto e deu um tiro na cabeça.

*Radialista e jornalista, trabalhou como produtora, repórter e redatora nas Rádios Fm O DIA, Tropical e Rádio Globo. Foi Produtora-Executiva da Rádio Tupi. Lecionou Telemarketing, atendimento ao público e comportamento do Operador , mas sua paixão é escrever, notadamente poesias e contos.

5 comentários:

  1. Eu estava lá e vi isso tudo bem na minha frente! Ou, pelo menos, foi a impressão enquanto lia crônica de tintura tão berrante, bem ao gosto local. Ali, e não só na Lapa, Madame Satã fechou vários desafetos. Que coisa! Dê meus pêsames à família da moça, Cel. Pena mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Há sentimentos que passam longe do amor, mas que também são fortes demais. Você os retrata muitissimo bem, Celamar. Mais uma conto excelente! Parabéns e beijos.

    ResponderExcluir
  3. Estamos nós em novo espaço com cara de nós mesmo! Com hitórias fantasias ou verdadeiras, trágicas ou humoradas, enfim somos imortais e imotalizamos, como no caso de Valdomiro imortalizado na crônica de Celamar... Agora as crônicas têm foto e trazem coisas boas para as lembranças; na minha a foto do bondinho na Cinelândia me vale uma memória de quase cinqüenta anos. Abraços Celamar, obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Celamar, desta vez foi sangue para todo lado. Um mulher enfurecida pode matar, mas um homem nessa mesma situação mata mais e melhor. Ritmo acelerado e excelente desfecho, já que a traição ficou mais para fictícia do que real.

    ResponderExcluir
  5. Carnificina sanguinolenta, traição e vingança ao molho pardo, à la Celamar. Muito boa, amiga. A exemplo do Daniel, eu tb daria os pêsames à família, mas a esta altura não teve ter sobrado ninguém...

    ResponderExcluir