segunda-feira, 20 de abril de 2009




Das imprecisões do prisma

* Por Daniel Santos


A moça do censo anotou: “pardo”. Pardo, porque não era branco e, para não desagradar a mãe, evitou registrar “negro”. E ficou pardo mesmo, um lindo pardinho de olhos buliçosos como à procura de uma definição.

Mas logo corria pela vila, empinava pipas e referiam-se a ele como “pretinho”, um pretinho serelepe sem outro igual, se bem alguns dissessem “neguinho” com o azedume de um preconceito mal e mal disfarçado.

E cresceu mais, colou grau, mas, ao se candidatar a um emprego, ouviu do empregador que ali não se aceitavam “crioulos”, o que muito o humilhou, quase o tirou do sério. Ao insistir na vaga, ouviu “sai, tição!”

Felizmente, para compensar tanta tragédia, arranjou namorada, uma moça de boa índole, bem-intencionada e muito criteriosa com as palavras. Para evitar magoá-lo com referências étnicas, chamava-o “moreno”.

O namoro foi adiante, e numa noite em que os dois celebravam a carne, ela gemeu “ai, negão!, ai, negão!” Quase em crise cromática, salvou-se no orgasmo: um desmaio multicor tingiu-o de arco-íris!

* Jornalista carioca. Trabalhou como repórter e redator nas sucursais de "O Estado de São Paulo" e da "Folha de São Paulo", no Rio de Janeiro, além de "O Globo". Publicou "A filha imperfeita" (poesia, 1995, Editora Arte de Ler) e "Pássaros da mesma gaiola" (contos, 2002, Editora Bruxedo). Com o romance "Ma negresse", ganhou da Biblioteca Nacional uma bolsa para obras em fase de conclusão, em 2001.

6 comentários:

  1. Uma mostra de tons celebrando a carne ou a vida.
    Bonito, Daniel! Parabéns e abraços.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a " celebração da carne."
    Uma história " bem humorada" que mostra o preconceito " nas entrelinhas".
    Crioulo, neguinho, moreno, negão e por ai vai.
    Negro. Seria tudo bem mais simples.
    Mas o danado do preconceito impede.
    Bobagem.
    Valeu , Daniel !

    ResponderExcluir
  3. Muitas maneiras de nomear o preconceito. A cordialidade é apenas aparente. Analisando as denominações parece tratar-de mesmo de um arco-iris, no entanto a cor é uma só: marrom. As outras são eufemismos ou não para caracterizar a cor da pele do negro brasileiro.

    ResponderExcluir
  4. Nas imprecisões do prisma, Daniel dá o tom com o dom da palavra. Dom raro e de sutis matizes, em breves porém precisas pinceladas. Parabéns, amigo.

    ResponderExcluir
  5. Já houve quem tenha dito, com respeito sacrossanto, que orgamos são encontros com Deus.

    ResponderExcluir
  6. Eve, Cel, Mara, Marcelo e Murta, obrigado pela atenção e estejam sempre por perto, ou perderei o senso de direção: a leitura é o leme da escrita.

    ResponderExcluir